Paisagismo e Decoração

Pleomele (Dracaena reflexa)

A Pleomele é uma planta  indicada para  exteriores (sol pleno) e interiores também , pois é muito resistente e se adapta bem a meia sombra, luz indireta e tem baixa manutenção.

Existe a versão variegadas, que são aquelas com folhas nas cores verde e amarelo. A versão com folhas verdes, são as mais usadas para interiores, pois são ainda mais resistentes a meia sombra do que as outras.

dracena%20pleomele

Pleomele%20Verde

A pleomele é uma das plantas recomendadas para purificação do ar em interiores, de acordo com a Plants for Clean Air Council (PCAC), organização que resultou de um projeto de pesquisa originalmente conduzido pela NASA em conjunto com a Associação de Empreiteiros de Paisagismos dos Estados Unidos. A pleomele é considerada eficiente na remoção de compostos tóxicos do ar como formaldeído, benzeno, tolueno, xileno e tricloroetileno.

Essa Pleomele é realmente útil e linda também!!!!

24 Respostas

  1. maria aparecida pires da silva

    olá preciso de vc,estou tentando montqar um jardin por favor me a jude.

    novembro 5, 2009 às 5:25 pm

  2. Concordamos com você, Juliana! A pleomele levanta o astral da casa, é linda!

    dezembro 9, 2009 às 7:43 pm

    • julianayoshikuma

      Eu adoro a Pleomele, ela é super resistente para interiores e muito charmosa!
      Abs, Juliana

      dezembro 9, 2009 às 10:10 pm

  3. Bom dia,

    gostaria de saber se pode me dar uma informção para minha pleomele não morrer. Coloquei uma em uma varanda com sol da manhã e outra em varanda com sol da tarde. Quão frequente tenho de rega-las? Muito Obrigado!

    março 27, 2010 às 3:23 pm

    • julianayoshikuma

      Olá Luis Fernando, existem dois tipos de Pleomele : a variegada ( com folhagens verde e amarela) que precisa de sol ao menos 4 horas por dia. E tem a Pleomele Reflexa que é a verde, essa resiste bem para ambientes internos que não tem exposição direta do sol, apenas claridade.
      Elas não gostam de muita agua, por isso regue 2x na semana uns 500 ml ( uma garrafinha de agua). Mas o melhor teste é o do dedo, ponha o dedo na terra e verifique se a mesma está úmida. A Terra sempre tem q estar úmida, não pode ficar seca e se estiver úmida , não coloque mais agua. Excesso de agua vc pode ocasionar o apodrecimento da raíz.
      Abs, Juliana

      abril 29, 2010 às 4:52 pm

  4. donatella

    tenho uma pleomelo verde, acho que aguei demais es folhs começram a amarelar e a cair, como posso recupera-la?

    abril 8, 2010 às 10:45 pm

    • julianayoshikuma

      Oi Donatella, se você regou demais pode ter ocasionado o apodrecimento da raíz, as Pleomeles não gostam de muita água.
      Você pode tentar tirar toda a terra e trocar por uma nova tipo terra preta mesmo.
      Pode ser que melhore.
      Boa Sorte!
      Abs, Juliana

      abril 29, 2010 às 5:46 pm

  5. Reinaldo

    Tem uma Pleomele com folhas verdes e amarelas, esta dentro da minha residência ao lado de um vitro com boa iluminação, o que esta acontecendo é que ela não para de ficar com as folhas queimadas e caindo, estou regando 2 x por semana, já perdeu metade das suas folhas, o que posso fazer para não morrer de vez?
    OBRIGADO

    maio 1, 2010 às 3:23 am

    • julianayoshikuma

      Olá Reinaldo, se sua Pleomele for a Variegada com folhas verdes e amarelas, ela precisa de sol pelo menos 4 horas por dia. Ela é indicada para ambientes externos. Talvez seja por isso que ela está sofrendo.
      Será que não dá pra você relocá-la para uma varanda ou um local que bata sol?
      A Pleomele verde é indicada para ambientes internos, essa aguenta bem dentro de casa.
      Boa SORTE!

      maio 3, 2010 às 6:03 pm

  6. Raimundo Nonato Ferreira

    Olá Juliana! Tenho duas pleomele em casa, uma delas, com vários caules cheios de folhas tive que cortar alguns em virtude da queima pelo sol (discuido). Minha pergunta é… fiz certo ao cortar rente à terra, deixando uma para pra fora da terra? Percebo que não tem havido novos brotos.

    abraços,

    ray

    julho 4, 2010 às 4:04 pm

    • julianayoshikuma

      Olá Ray,
      Bom para começar se sua Pleomele é de folhas verdes, ela é de sombra . Então deve ter queimado se deixou no sol.
      Com relação ao corte , é bom não cortar rente ao solo, ela perde força e não tem como brotar novamente. Quando quiser podar ou fazer um corte, faça com os galhos e nunca o caule que leva a seiva (nutrientes) para toda a planta.
      Boa sorte!
      Abs, Juliana

      julho 20, 2010 às 1:51 pm

      • Cláudia

        Juliana,
        Aproveito o assunto do Ray sobre poda. Tenho uma pleomele verde linda em meu apartamento. Ela esta ficando enorme. Nunca a podei e não sei ao certo como fazer. Preciso de dicas. Por exemplo, onde os galhos principais se bifurcam, podo antes ou depois da bifurcação? E nos caules principais posso podar da mesma forma? Em um caule longo, consigo fazer brotar no meio.
        Eu e minha pleomele ficaremos muito gratas com sua resposta.
        Obrigada.
        Abraço, Cláudia.

        agosto 29, 2012 às 2:36 am

      • julianayoshikuma

        Olá Claudia, estavamos com problemas no blog por isso estou te respondendo um pouco atrasada. Não sei se já fez a poda , mas você pode podar os galhos de cima até mais ou menos uns 40 cm. Pode ser os galhos mais finos , mesmo porque se você for podar os de cima, vão ser os secundários.
        Acha que vai adiantar podar uns 40 cm? Ele brota logo depois, importante também é fazer uma adubação com o NPK 10-10-10, assim dará mais nutrientes para a brotação.
        Fico a disposição.

        setembro 28, 2012 às 4:52 pm

  7. Raimundo Nonato Ferreira

    Desculpe, minhas pleomeles são de folas verdes.

    abç.

    julho 4, 2010 às 4:06 pm

  8. Marina

    Olá.
    Muito útil suas dicas!Tenho uma pleomele variegada, ela está perdendo as folhas, ficam amareladas, enrolam e caem. Acredito que tenho que colocar menos água, e deixar ela pegar mais sol…
    Obrigada!

    março 24, 2011 às 8:32 pm

  9. josiane

    Por que as folhas de minha pleomele variegata estão secando e caindo?Será por causa do frio?
    Josiane – Guarapuava – Pr

    junho 2, 2011 às 1:01 pm

    • julianayoshikuma

      Oi Josiane, tudo bem? Não podemos esquecer que agora todas as plantas ficam sentidas e caem as folhas pois estamos no inverno. A sua Pleomele está exposta ao sol? A variegata gosta muito de sol e necessita de muita claridade.São diversos os fatores que podem causar o secamento das folhas, mas o principal é a estação fria que nós estamos.
      Mais dúvidas , estou a disposição.
      Abs Juliana

      junho 6, 2011 às 8:51 pm

  10. Fernando Júlio

    Boa Noite!
    Tenho uma pleomele variegada na minha sala cm boa claridade mais não com sol.
    ela esta indo bem mais percebi que as folhas novas estão saindo somente com uma cor verde. é normal ou é falta de sol? posso deixar ela mesmo nesse ambiente sem sol mais com boa claridade? pois vejo que se adaptou bem.
    Desde de já deixo meu agradecimento.

    junho 12, 2011 às 12:22 am

    • julianayoshikuma

      Olá Fernando!
      A Pleoemele variegada é de sol mas pode se adaptar em locais bem iluminados com bastante claridade. Nascer novos brotos verdes é normal , significa que ela vai bem e está até brotando.
      Se ela se adaptou bem e está saudável, acho melhor deixar nesse local.
      Boa sorte!

      julho 18, 2011 às 11:08 pm

  11. veridiana

    oi, Juliana. Gostaria de saber que estilo de planta é essa (tropical, europeu, oriental…) e com que outras ela pode ser combinada para um jardim na fachada de uma casa. O espaço mede 3,50 larg. x 5,00 compr./profundidade. Grata. Veridiana. Birigui/SP

    julho 4, 2011 às 6:11 pm

    • julianayoshikuma

      Olá Veridiana, tudo bem?
      O estilo desta planta é tropical, as Dracenas e todas as suas variações.A variegada é com folhas verde e amarela e esta é para locais externos de sol. Já a verde é para ambientes internos onde não tem sol apenas claridade e meia sombra.
      Na sua fachada vai ficar lindo usar a Pleomele variegada fazendo composições com outras plantas tropicais como helicônias, dracenas arbóreas, bromélias imperiais, palmeiras…
      Arvores são sempre bem vindas, a melhor opção é contratar um paisagista que irá ajudá-la na hora de elaborar composições e combinações de espécies.
      Boa sorte, os jardins tropicais são minha paixão!

      julho 18, 2011 às 11:03 pm

  12. Roberta

    Olá Juliana
    Estava olhando o seu blog e fiquei preocupada…
    É que comprei uma pleomele variegada linda, só que moro em apartamento e a planta está na minha sala, onde não há exposição a luz solar. Tem algo que posso fazer para garantir que ela não morra? Por favor, me ajude! Abraços

    julho 18, 2011 às 2:14 am

    • julianayoshikuma

      Olá Roberta tudo bem?
      Bom, a Pleomele variegada é para locais externos com presença de sol, se ela está localizada na sala , com certeza vai sofrer e talvez não consiga se adaptar.
      Só o tempo dirá, você deve acertar na rega para garantir uma irrigação adequada. Duas vezes por semana está ótimo, lembrar que elas não gostam de muita água e terra encharcada.
      No seu caso, aconselho esperar e se começar a cair muitas folhas e não haver novos brotos, tente mudar ela para uma área externa e compre uma nova muda da Pleomele verde, que esta é correta para ambientes internos e sem sol.
      Boa sorte!

      julho 18, 2011 às 10:57 pm

Deixe um comentário